top of page

Saúde

CRIAR CÃES SAUDÁVEIS É A NOSSA PRIORIDADE

A única forma que temos para garantir isso é testando, por isso todos os nossos exemplares são testados para displasia da anca e displasia do cotovelo e realizamos ainda anualmente ecocardiografias para despistar patologias cardíacas e cardiomiopatia dilatada.

CORAÇÃO

A cardiomiopatia dilatada (DCM) é uma doença muscular primária do coração que afeta principalmente as raças gigantes. Uma das principais causas de ocorrência de DCM é genética.

A DCM causa uma diminuição da contratibilidade cardíaca e o coração dilata de tamanho. Uma das principais complicações desta patologia são as arritmias.

Como sinais clínicos os animais podem apresentar episódios de fraqueza ou desmaio e até mesmo morte súbita.

A DCM tem uma predisposição familiar nos dogues alemães e, como tal, é muito importante testar todos os animais reprodutores.

Para despistar a cardiomiopatia dilatada e outras patologias cardiacas, os animais devem ser sujeitos a uma ecocardiografia  anual realizada por um médico veterinário cardiologista.

anca

A displasia da anca é uma condição que ocorre principalmente em raças grandes e gigantes, contudo pode acontecer em diversas raças.

Em cães com displasia da anca, a cabeça do fémur não encaixa na perfeição no acetábulo,  ou não tem um formato correto, fazendo com que haja um desgaste a nível ósseo em vez de ter um movimento delicado.

Existem imensos factores que estão ligados ao desenvolvimento da displasia da anca, sendo o genético um dos mais importantes.

Pode ainda ser influenciado por outros factores como excesso de exercício, má nutrição, peso inapropriado, etc.

Em Portugal, o sistema oficial de leitura de despistes de anca é a APMVEAC. Quando enviamos radiografias estas recebem a cotação de HD A, HD B, HD C, HD E, sendo HD A a melhor e HD E a pior.

Não devemos esquecer nunca que a displasia da anca é hereditária. Por isso, no momento de aquisição de um cachorro é muito importante perguntar pelos exames de saúde dos pais.

A displasia da anca é um problema infelizmente ainda muito comum na nossa população canina.

cOTOVELOS

A displasia do cotovelo é uma condição que envolve múltiplas anormalidades da articulação do cotovelo.

A articulação do cotovelo é composta por três ossos : rádio, ulna e úmero.
Quando estes 3 ossos não encaixam na perfeição, devido a alterações de crescimento, a distribuição anormal do peso na articulação leva ao aparecimento de dores, claudicação e desenvolvimento de artrite.

As doenças do cotovelo dividem-se em doença do compartimento medial (fragmentação do processo coronóide, osteocondrose e incongruência articular) e não união do processo ancóneo.

As causas da displasia do cotovelo não são claras, mas um dos factores importantes comprovados é o factor genético. Outros que podem influenciar são traumas e problemas de dieta.

A displasia do cotovelo é uma condição hereditária que pode ocorrer em todas as raças, mas é mais comuns em cães de raça grande e gigante.

Em Portugal, o sistema de leitura oficial é a APMVEAC. Os exemplares recebem ED 0, ED 1, ED 2 e ED3, sendo ED 0 o animal com cotovelos perfeitos.  

Sejam donos responsáveis e procurem saúde.  
bottom of page